terça-feira, 11 de março de 2014

Yane Marques conquista medalha de ouro no Chile

Yane Marques conquista medalha de ouro no Chile

Dois pernambucanos, duas expectativas distintas. Enquanto Yane Marques entrou na disputa do pentatlo moderno nos Jogos Sul-Americanos de Santiago e Viña del Mar, no Chile, como franca favorita e confirmou essa condição ao conquistar a medalha de ouro no último sábado (8), coube a Felipe Nascimento, de 20 anos, surpreender, da forma mais positiva possível, a delegação brasileira. Apesar de ser o mais novo do grupo e ainda integrar a categoria júnior, o pentatleta do Estado superou a diferença de experiência em relação aos adversários e, neste domingo (9), foi o grande campeão da sênior, que reúne atletas a partir de 22 anos.

O Estado garantiu ainda uma terceira medalha na modalidade com Priscila Oliveira, que foi bronze. Já Larissa Lellys, outro nome de Pernambuco na delegação feminina, foi a sexta colocada, após ficar boa parte do ano passado afastada das competições internacionais.

Sem demonstrar nenhuma dificuldade para confirmar o favoritismo, Yane Marques começou a competição se destacando na esgrima. Depois, ela conseguiu repetir o bom desempenho na natação e na equitação. Para confirmar o ouro no Chile, a pernambucana teve boa atuação também no evento combinado de tiro e cross country, chegando aos 1.364 pontos. A prata ficou com a competidora da casa Isabel Javiera, que somou 1.308, enquanto Priscila Oliveira garantiu o terceiro lugar com um saldo de 1.279.

“Fui muito bom, ainda mais que é a minha primeira vez nos Jogos Sul-Americanos. Não sou sempre favorita, pois há uma incógnita sobre a equitação, além de outros fatores. Seria hipócrita não reconhecer os resultados das outras atletas sul-americanas”, declarou a campeã.